Matérias 28/01/2021 - 18:07 - Ascom-CEE/TO

COM A PRESENÇA DO CEE/TO, GOVERNADOR SANCIONA ATO DE CREDENCIAMENTO DO CAMPUS DA UNIRG EM PARAÍSO DO TOCANTINS

Governador Mauro Carlesse, Secretária Adriana Aguiar, Presidente do CEE/TO, Robson Vila Nova e autoridades. Governador Mauro Carlesse, Secretária Adriana Aguiar, Presidente do CEE/TO, Robson Vila Nova e autoridades. - Foto: Juliana Carneiro, DICOM/SEDUC.
Governador assina Ato de Credenciamento da UnirG, campus de Paraíso Governador assina Ato de Credenciamento da UnirG, campus de Paraíso - Foto: Juliana Carneiro, DICOM/SEDUC.
Representando o Conselho Estadual de Educação, professor Robson Vila Nova. Representando o Conselho Estadual de Educação, professor Robson Vila Nova. - Foto: Juliana Carneiro, DICOM/SEDUC.

Com a presença do Presidente do Conselho Estadual de Educação, Robson Vila Nova, o Governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse (DEM), assinou, na manhã de 27 de Janeiro de 2021, o Decreto de Credenciamento da UnirG, campus de Paraíso do Tocantins. A cerimônia de Assinatura foi realizada no Palácio Araguaia, em Palmas, TO e contou com autoridades políticas e do meio educacional.

Participaram do evento o Governador Mauro Carlesse, o vice-governador Wanderley Barbosa, a Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, o prefeito de Paraíso, Celso Morais, acompanhado da vice-prefeita, Raquel Ogawa e o Secretário Municipal de Educação e Juventude, professor Deley Oliveira; a prefeita de Gurupi, Josi Nunes; o presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade, além de deputados Federais e Estaduais.

Educação Superior

A educação superior no Tocantins avança de forma significativa e o conjunto de esforços e iniciativas do Governo do Estado e do Conselho Estadual de Educação CEE/TO em promover a implementação de políticas para o fortalecimento da Educação Superior, tem sido uma realidade para atender a as demandas regionais e locais frente ao Sistema Estadual de Ensino do Tocantins.

A Universidade UnirG vem trabalhando para que as políticas internas de expansão se tornasse uma realidade. O ano de 2018 foi um marco histórico para a Universidade, que passou da categoria de “Centro Universitário” para “Universidade”, por meio do Parecer CEE-TO/CP/ nº 296/2018 e do Decreto Estadual n° 5.861 assinado no dia 17 de setembro de 2018, adquirindo assim  autonomia universitária. E a expansão de seus campi para outras localidades fora da cidade de Gurupi, é uma dentre outras possibilidades legais. O Ato de Credenciamento do Campus da UNIRG – Universidade de Gurupi em Paraíso do Tocantins é uma conquista da Universidade.

Para o Presidente do CEE/TO, professor Robson Vila Nova Lopes, “a implantação deste Campus representa um importante marco na consolidação da UnirG enquanto Universidade, além da expansão que se materializa e possiblita a ampliação da oferta de formação em nível superior para a Região do Vale do Araguaia é responsabilidade da instituição monitorar os indicadores de qualidade e a implementação de seu Plano de Desenvolvimento Institucional. O CEE/TO tem um importante papel  no processo de expansão e do fortalecimento das políticas de educação superior demonstrado no compromisso com a regulação da oferta e a avaliação  dos indicadores educacionais, os quais foram preponderantes para o processo de implantação do Campus em Paraíso do Tocantins”, contou.

Para o CEE/TO, o Credenciamento de mais um Campus Universitário no Estado é visto como um alargamento de oportunidades educacionais para a população da cidade de Paraíso e da Região do Vale do Araguaia. O valor agregado da Universidade trará inúmeros benefícios para a comunidade, além de contribuir com o fortalecimento da economia local.

O Governador do Estado, Mauro Carlesse, destacou: “este dia marca novos rumos para a educação tocantinense, sobretudo para a comunidade de Paraíso do Tocantins e seu entorno, por receber esta importante Instituição de ensino oferecendo formação e ensino de qualidade. É uma honra poder celebrar este evento, e desejar que este seja o início uma trajetória vitoriosa da Unirg e todos os envolvidos neste Ato”, conclamou.

O governador agradeceu, em nome da Secretária de Educação, Professora Adriana Aguiar, a todos os envolvidos neste processo, aos representantes de educação e ao Conselho Estadual, por unir forças nesta importante implementação.

Para a professora Adriana Aguiar, “a expansão universitária da Unirg, corresponde aos esforços de vários profissionais da educação, em permitir que a educação superior se estenda cada vez mais e alcance cada vez mais nossos estudantes advindos da Educação Básica, fortalecendo o nosso Sistema de Ensino e permitindo que mais cidadãos tenham oportunidades de formação de nível superior”.

Próximos passos

O processo de autorização do curso de medicina solicitado pela UnirG para o Campus de Paraíso já passou pela Avaliação Externa in loco e aguarda a finalização do relatório pela comissão de especialistas, o qual será apreciado pelo Colegiado do CEE/TO mediante Parecer e Decreto Governamental publicado para regulação da oferta.