Matérias 30/09/2020 - 17:20 - C. Gomes e J. Wilton

DELIBERAÇÃO DE PROCESSOS E ANÁLISE DE RESULTADOS EDUCACIONAIS MARCAM A 405ª PLENÁRIA DO CEE/TO

405ª Sessão Plenária do CEE/TO 405ª Sessão Plenária do CEE/TO - Foto: C. Gomes - Ascom/CEE-TO

O Conselho Estadual de Educação do Tocantins (CEE/TO) realizou na última quarta-feira, 16 de setembro, a 405ª Sessão Plenária, para discussão das principais demandas da entidade. O momento foi conduzido pelo presidente, o professor Robson Vila Nova Lopes, que reforçou a importância de acompanhar os indicadores educacionais para subsidiar os debates do Conselho.

A plenária teve início com apresentação das principais demandas, como a reunião técnica de orientações complementares às Diretorias Regionais de Educação (DREs); os atos normativos para a oferta do Regime Especial de Atividades Escolares não presenciais; a elaboração do Curso de Pós-Graduação Lato sensu em Legislação Educacional, que será ofertado pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins); além de abordar o trabalho de migração do site institucional para o modelo padrão dos órgãos do Governo, e pautar a participação de outros colegiados nas plenárias do Conselho.

Os conselheiros deliberaram 21 processos das Câmaras de Educação Básica, de Legislação e Normas e de Educação Superior. Foram aprovadas duas autorizações para funcionamento, quatro reconhecimentos de curso e sete renovações, além da regularização de vida escolar de estudantes e validação da oferta de regime especial das atividades escolares não presenciais. O Colegiado também deliberou e aprovou a antecipação de colação de Grau de 8 (oito) estudantes do curso de Graduação em Medicina da Universidade de Gurupi (UnirG), fundamentada no Inciso I, § 2º do Art. 3º da Lei n 14.040, de 18 de agosto de 2020. 

Para conferir as instituições contempladas, o acesso está disponível no menu esquerdo, na opção VALIDAÇÃO DE OFERTA.

Documento Curricular do Tocantins

Durante a plenária, a Presidente da Câmara de Educação Básica, conselheira Larissa Ribeiro, rememorou os conselheiros sobre a importância de participarem da consulta pública do Documento Curricular do Tocantins – Etapa Ensino Médio, que está sendo promovida pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude Esportes (Seduc).

“A Seduc está fazendo a escuta dos estudantes sobre os itinerários formativos, e a consulta pública para os profissionais da Educação, para que seja feita uma construção coletiva, que irá ajudar a nortear as bases educacionais do ensino médio, por isso é importante a participação efetiva de toda a comunidade educacional”, ponderou.