CEE/TO participa da 1ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Educação 2019

IMG-20190312-WA0026A

No ultimo dia 12 de março, foi realizada a 1ª reunião ordinária do Fórum Estadual de Educação – FEE/TO de 2019. O encontro foi conduzido pela Coordenadora Geral do FEE/TO, professora Joana dos Reis Neres Gomes e aconteceu na sala de reuniões da Secretaria de Educação do Estado do Tocantins, em Palmas.

A partir da proposta da pauta, foram feitas deliberações gerais, bem como a apresentação dos novos membros do Fórum. A coordenadora destacou que o ano de 2019, será de intensas mobilizações e interações entre os membros, destacando a importância do debate para a melhoria da qualidade da educação em todo o estado.

A reunião seguiu destacando e discutindo os seguintes pontos: Envio do Ofício 03/2019/FEE/TO sobre a disponibilização do Documento Base – Relatório Final CONAE/2018 aos CMEs; Entrega do Documento Base – Relatório Final CONAE/2018,aos representantes das  entidades da Sociedade Civil Organizada (representados no Fórum); Apresentação do Plano de Ação da Comissão Permanente de Sistematização e Monitoramento do FEE/TO, com abertura para a discussão de proposições e a Releitura do Plano de Ação da Comissão Permanente de Mobilização e Divulgação do FEE/TO com discussão dos ajustes necessários.

O Fórum Estadual de Educação do Tocantins é um espaço permanente de participação da sociedade para a formulação e acompanhamento das políticas educacionais em todo o estado. É composto por representantes dos segmentos de educação escolar e dos setores da sociedade civil (órgãos públicos, autarquias, entidades e movimentos sociais) com atuação reconhecida na busca pela melhoria da educação do Estado.

Esta representação plural é fundamental, uma vez que fortalece a participação de todos, nos processos educativos e no seu acompanhamento. Entre as atribuições do FEE/TO destaca-se: a organização das conferências de educação (etapas municipais, intermunicipais e estadual) e a promoção de debates sobre desafios e resultados das políticas públicas educacionais, entre outras.

O CEE/TO é representado pelo Conselheiro Presidente da Câmara de Educação Superior, Professor Robson Vila Nova Lopes como titular e a Professora Joana D’Arc Alves Santos, Secretária do CEE/TO como suplente.

Nesta reunião foram encaminhados os seguintes assuntos: solicitação oficial do FEE à Seduc dos resultados educacionais e plano de trabalho para 2019. A finalidade é dar subsídios ao FEE para o acompanhamento e monitoramento das Metas e Estratégias do Plano Estadual de Educação. Outro ponto de discussão foi à execução com efetividade dos planos de ação de cada Comissão Permanente do FEE. E por fim ficou estabelecido uma nova agenda para uma reunião extraordinária com o objetivo de ouvir a Secretária de Educação na apresentação das políticas e planos de trabalho para 2019.