cee-logo-faixa-920x90-alpha

Presidente Conselheiro do CEE/TO e Vice participam XLVI Plenária Nacional do FNCEE

Tamanho da fonte:

Fonte: FNCEE

Imagem1
XLVI Plenária Nacional do Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação – FNCEE acontece no Piauí

Ao lado dos Presidentes de todos os Conselhos Estaduais de Educação estão reunidos em Teresina (PI), o presidente conselheiro do CEE/TO, professor Maurício Reis Sousa do Nascimento e o vice, professor Josiel Gomes dos Santos na realização da XLVI Plenária Nacional do Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação – FNCEE que teve início no último dia 22 e encerrará dia 24 deste mês. Com sede no Piauí, o evento está sendo coordenado pela presidente do FNCEE, professora Suely Menezes.

Imagem2

A programação oficial teve início somente na manhã do dia 23, mas os presidentes e conselheiros estaduais participaram na tarde de 22, às 15h, da reunião plenária, com pautas específicas dos conselhos estaduais, dentre as quais: cenário nacional e regiões sul e nordeste.

A Plenária Nacional tem como assuntos gerais para encaminhamentos de debates a apreciação e aprovação de moções: moção do CEE/PR (posicionamento contrário a qualquer medida que possibilite a diminuição do investimento público em educação, em todas as esferas administrativas); Ofício Nº 291 do CEE/RS – manifestação sobre a PEC que desvincula recursos orçamentários destinados à educação; Termo de Colaboração – EAD (definido na Reunião Sul e Sudeste); Criação de GT para EAD, SNE e Formação de Professores, além dos encaminhamentos da eleição para a Presidência do FNCE pelo período de novembro 2016/2018.

Imagem3

No primeiro dia de plenária nacional, a palestra de abertura do evento sobre "Sistema Nacional de Educação", foi proferida pelo professor Francisco José Carbonari – Presidente do CEE/SP e Vice Presidente do FNCE – Região Sudeste, e pela conselheira do CEE/PA, Maria Beatriz Manderlet Padovani, sob a Coordenação da professora Suely Melo de Castro Menezes – Presidente do CEE/PA e do FNCE.
À tarde, os conselheiros assistiram à palestra: "Como tratar a conclusão do Ensino Médio: seguir o texto da LDB ou ceder à pressão pelo ligeiramento?" proferida pela professora Maria Ester Galvão de Carvalho – Presidente do CEE/GO. A Coordenação ficou por conta da professora Ilma de Araújo Xaud – Presidente do CEE/RR e Vice Presidente do FNCE – Região Norte. A debatedora foi a professora Maria Margareth Rodrigues dos Santos – Conselheira do CEE/PI.

Após os questionamentos, houve o segundo painel sobre "Educação a Distância nos Sistemas Estaduais", sob a coordenação do prof. Francisco Cordão – consultor em EAD.

O vice presidente conselheiro do CEE/TO, professor Josiel Gomes dos Santos, participa pela primeira vez desta plenária nacional e faz a seguinte consideração: "Esse encontro nacional dos conselhos traz para nós uma responsabilidade muito grande porque a partir do momento em que você interage com os conselhos das demais unidades da federação, percebe-se não somente as responsabilidades que tem cada conselhos, mas também as dificuldades para tratar de aspectos tão relevantes da educação nacional, quais sejam: regulação do ensino da educação básica e superior, formação de professores, avaliação e mobilização dos conselhos com os demais colegiados que compõem a pauta da educação nacional.
Josiel Gomes destaca ainda que em razão do panorama educacional de hoje, das dificuldades de fortalecimento tanto da educação a distância quanto da educação profissional discute-se situações comuns de um Estado para outro, fator que reforça a necessidade de unificar em regime de colaboração. Josiel ressaltou uma experiência recente enquanto conselheiro em uma visita de reconhecimento de curso a distância e percebe que é um ponto que precisa ser melhor discutido em nosso Estado, sensibilizando nossos conselheiros quanto à questão da formação dos conselheiros para que enfrentem com mais segurança as questões que se apresentam no que se refere ao reconhecimento de cursos e regulação do ensino em no Tocantins.

Para o professor Maurício Reis, presidente conselheiro do CEE/TO o encontro foi muito bom por ser uma oportunidade de todos os conselheiros do Brasil compartilharem suas experiências, suas dificuldades e seus trabalhos positivos, principalmente pelo ensejo de contribuir com a pauta nacional de educação uma vez que se discutiu formação de professores, educação a distância, que são temas de uma discussão nacional.
Maurício Reis avalia como altamente positiva a contribuição com a construção do sistema nacional de educação, sobretudo com a emissão da Carta de Teresina, como resultado efetivo deste Fórum em que destaca o posicionamento dos Conselhos de todas as unidades federativas do Brasil sobre as questões discutidas.

Imagem4

Professor Josiel Gomes – Vice Presidente do CEE/TO, Professora Eliane –Presidente do CEE/PI, Wellignton Dias – Governador do Piauí e Professor Maurício Reis – Presidente do CEE/TO

Palestras:
Palestra: "Sistema Nacional de Educação"
Palestrantes: Francisco José Carbonari – Presidente do CEE/SP e Vice Presidente do FNCE – Região Sudeste

Palestra: Considerações sobre o projeto de Sistema Nacional de Educação
Palestrante: Maria Beatriz Mandelert Padovani – Conselheira do CEE/PA

Palestra: "Como tratar a conclusão do Ensino Médio: seguir o texto da LDB ou ceder à pressão pelo aligeiramento?"
Palestrante: Maria Ester Galvão de Carvalho – Presidente do CEE/GO.

Painel "Educação a Distância nos Sistemas Estaduais".
Participantes: Vices Presidentes do FNCE


Acompanhe a programação:

Dia 22/06/2016 (Quarta-feira) – Reunião Plenária Nacional do FNCE
Hora: 15h
Participantes: Presidentes dos Conselhos de Educação dos 26 Estados, Distrito Federal e Conselheiros Estaduais convidados.

Dia 23/06/2016 (Quinta-feira)
8h – Credenciamento

8h30 – Momento Cultural

9h – Abertura oficial

10h – Palestra de abertura: "Sistema Nacional de Educação"
Palestrantes: Francisco José Carbonari- Presidente do CEE/SP e Vice Presidente do
FNCE – Região Sudeste
Maria Beatriz Mandelert Padovani – Conselheira do CEE/PA
Coordenação: Suely Melo de Castro Menezes – Presidente do CEE/PA e do FNCE

12h – Almoço

14h – Palestra: "Como tratar a conclusão do Ensino Médio: seguir o texto da LDB ou ceder à pressão pelo aligeiramento?"
Palestrante: Maria Ester Galvão de Carvalho – Presidente do CEE/GO.
Coordenação: Ilma de Araújo Xaud – Presidente do CEE/RR e Vice Presidente do
FNCE – Região Norte.
Debatedora: Maria Margareth Rodrigues dos Santos – Conselheira do CEE/PI

16h – Painel "Educação a Distância nos Sistemas Estaduais".
Participantes: Vices Presidentes do FNCE
Coordenação: Prof. Francisco Aparecido Cordão – Consultor em EAD

18h – Encerramento

19h – Jantar de Confraternização – no local do evento.

Dia 24/06/2016 (Sexta-feira)

8h30 – Momento Cultural

9h – Palestra: "Formação de Professores na Educação Profissional"
Palestrante: Professor Mestre Paulo Roberto Wollinger – Instituto Federal de Santa
Catarina.
Coordenação: Carlos Alberto Caetano – Presidente do CEE/MT e Vice Presidente do
FNCE – Região Centro Oeste.
Debatedor: Professor Mestre Jairo José Campos da Costa – Reitor da UNEAL –
Universidade Estadual de Alagoas

10h30 – Elaboração da Carta do Piauí
Coordenação: Eliana Maria Mendonça Sampaio – Presidente do CEE/PI e Vice Presidente do FNCE – Região Nordeste.

12h – Almoço

14h30 – Leitura, Discussão e Aprovação da Carta do Piauí.

Local:
Blue Tree Hotels, Av. Marechal Castelo Branco, 555 – Ilhotas, Teresina – Piauí.

 

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or