Secretária geral participará do Seminário Nacional de Comemoração pelos dois anos do PNE

Fonte: Câmara Federal

Imagem1

Seminário Nacional discute os dois anos de aprovação do Plano Nacional de Educação – PNE

A secretária geral do Conselho Estadual de Educação do Tocantins, professora Joana D’Arc Alves Santos, que preside a Comissão Paritária Permanente de Monitoramento e Avaliação do Plano Estadual de Educação do Estado do Tocantins – PEE/TO (2015-2025) participará do 2º Seminário Nacional para debater o PNE, promovido pela Frente Parlamentar em Defesa da Implementação do PNE e a Frente Parlamentar Mista da Educação, ambas do Congresso Nacional, em parceria com a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O evento será na próxima quarta-feira (15) durante todo o dia no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília/DF.

O PNE traz 20 metas objetivas para melhorar o acesso e os índices de qualidade da educação pública brasileira desde a pré-escola até o ensino universitário. Decorridos dois anos desde sua aprovação, muitos desafios ainda estão colocados para aos gestores públicos e educadores para a efetivação dessas metas.

Para o deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Implementação do PNE, o Seminário Nacional é mais um espaço de discussão dos atores envolvidos diretamente no processo educacional brasileiro. À exemplo do primeiro seminário ocorrido no ano passado, para o parlamentar, esse encontro vai ser produtivo principalmente no debate do financiamento da Educação.

"A discussão acumulada nos últimos dois anos está bastante articulada no custo aluno-qualidade, no financiamento da educação e na construção de uma base curricular. Precisamos entender qual o custo real para manter um estudante na escola e de onde virá o dinheiro que vai financiar o processo educacional com vistas para alcançar os 10% do PIB. Ainda temos o desafio de uma base curricular mínima que garanta a mesma qualidade para um estudante numa metrópole ou numa comunidade rural mais afastada", adiantou Uczai, que também é titular da Comissão de Educação.

Confira abaixo a programação:

Imagem2