Presidente do Conselho Estadual de Educação participa da solenidade de abertura da Semana Pedagógica 2015 do Centro Universitário UnirG

Fontes e fotos: Fundação UnirG by: ASCOM

1

O Presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE/TO), Cicinato Mendes da Silva participou da solenidade de abertura da Semana Pedagógica 2015, promovida pela UnirG, na noite de ontem, 26. O evento, realizado no auditório do campus I da universidade, em Gurupi, contou com a presença da reitora, Drª Lady Sakay, a vice-reitora, Janne Marques, representando o Secretário Estadual de Educação, Adão Francisco de Oliveira, estava o professor da Universidade Federal do Tocantins no campus de Arraias Maurício Reis, o Secretário Municipal de Educação, Eurípedes Cunha, representando o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, estava a Diretora Administrativa e Financeira, Danielle Mesquista. A solenidade de abertura também contou com a apresentação dos alunos da Casa de Cultura e integrantes da Orquestra Jovens de Cordas.

Este ano a Semana Pedagógica do Centro Universitário UnirG estará abordando três eixos da educação no ensino superior: Políticas Públicas de Saúde; Políticas de Desenvolvimento Regional e Políticas de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O palestrante da noite, professor MSc. Maurício Reis Sousa Nascimento, superintendente de tecnologia e inovação da Secretaria da Educação do Estado (Seduc) falou sobre a “Qualificação pedagógica como fator básico para a melhoria do ensino”.

Para Lady Sakay, esta é a oportunidade de expor ideias sobre o ensino superior, além de discutir e elaborar planos para o futuro da instituição. “Esse é o momento de reunir, opinar e unir forças em prol da educação. Durante a Semana teremos palestras, oficinas e fóruns que vão discutir vários temas que fazem parte do cotidiano dos professores. Melhorias que devem ser aplicadas em relação a avaliação no Exame Nacional de Desempenho ao Estudante também serão apresentadas”, disse.

O presidente do CEE, Cicinato Mendes da Silva, ressaltou o desenvolvimento da UnirG ao longo dos anos. “Percebemos que o corpo pedagógico desta Casa tem desenvolvido um trabalho relevante ao ensino. O Conselho percebe essa melhoria todas as vezes que está presente na Instituição. Esse evento demonstra o esforço que a UnirG tem em discutir a atual formação pedagógica com qualidade”. Destacou ainda que “o Centro Universitário enfrenta vários desafios e um deles é a superação dos baixos índices na avaliação externa realizada pelo MEC, a fim de obter o CPC e IGC satisfatórios em 2015. Desta forma, a presente iniciativa de realizar esta Semana Pedagógica vislumbra o esforço para discutir a atual qualificação pedagógica, com o propósito de saber onde estamos e para onde queremos ir, quais passos são necessários para aprimorarmos a oferta do ensino, com qualidade e, os caminhos para superar os resultados das avaliações externas existentes”.

pdfConfira a programação completa aqui!

2

3